terça-feira, 28 de outubro de 2008

O terceiro passo

Queria ter escrito ontem, mas não pude, estava tão cheia de coisas pra fazer, estava preparando uma entrevista que fiz hoje, agora há pouco, para um trabalho que estou fazendo. É uma pesquisa sobre a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, e entrevistei a supervisora de uma escola. É para aquela cadeira que tenho quinta à noite, que me faz chegar bem tarde e cansada.

Novidades não tenho muitas. Ando pensando, pensando muito, sobre a vida e todas as coisas contidas nela. Sobre mim. Não gosto dos posts abaixo, queria deletá-los, causam vergonha em mim mesma. Não é uma vergonha de não querer se mostrar, eu não sei dizer que vergonha que é.

A questão é que, desde a semana passada, esses deslizes que eu tive, a cabeça bagunçada que eu tava, isso tudo acabou me trazendo um aprendizado muito importante sobre a compulsão e como combatê-la. Aprendi que é muito fácil manter o controle quando estou me sentindo bem, que eu não estava fazendo esforço nenhum nos primeiros dias, quando meus posts aqui eram felizes e eu dizia que finalmente estava conseguindo controlar a minha doença. Acontece que ela não estava atuando ali, ou pelo menos não com a força total que teve nas duas últimas semanas, quando eu não agüentei e fraquejei.

Aprendi que o esforço de verdade, a força, a luta, começa mesmo é nas horas em que não estou me sentindo bem. A hora em que eu tenho, sim, que resistir, dizer não praquela vozinha, tão citada nos posts abaixo. Ela não é mais forte do que eu, eu sou. Ela está dentro de mim, é parte de mim, eu ainda estou no comando. É assim que vou vencer: lutando nas horas fáceis e difíceis.

O primeiro passo foi reconhecer: tenho a compulsão e quero combatê-la. O segundo passo foi decidir como: criei meu programa de controle e comecei a segui-lo. O terceiro foi perceber as dificuldades dessa luta, mas também a possibilidade de vencer. Me sinto forte agora; não porque me sinto bem ou porque a vida me distrai da compulsão. Me sinto forte porque sei que tenho um problema, quero combatê-lo, já sei que meios usar e já percebi que vou ter que ter força. Ou seja: preciso tirá-la de algum lugar. Assim como você sabe que força precisa aplicar pra pregar um prego na parede, eu percebi a força que preciso aplicar contra a compulsão. Obviamente, cada martelada é uma e você calcula a força na hora de bater. É o que estou fazendo.

Me sinto bem melhor agora, pronta pra prestar atenção em outras coisas, não ficar tão obcecada pensando ohmeudeus no meu problema. Contra o problema vou lutar sempre, mas o resto também vai estar sempre aí precisando da minha atenção. Chega de deixar tudo pra depois com a desculpa de que isso bloqueava minha vida.
.
.
E falando de outras coisas, baixei ontem o disco novo do Snow Patrol, banda que eu adoro. Se chama A Hundred Million Suns e está espetacular. Pra quem gosta de rock, recomendo. Eles são uma ótima banda irlandesa que já tem bastante estrada e vários discos lançados, mas despontou mesmo para o mundo todo entre o fim de 2006 e o início de 2007, com o sucesso estrondoso da música Open Your Eyes.

"Outras coisas" número dois, vi ontem de novo o ser, aquele. Ele tem uma aura de bondade, de beleza (não exterior) que ilumina tudo, esquenta o coração. Puro sentimento bom. Se estou apaixonada? Pouco importa. Se algum dia vou ter coragem de falar com ele? Muito menos. Chega também de ficar questionando o que sinto, reclamando que esperar ele passar não é vida, e tudo o mais. Às vezes é melhor deixar algumas coisas sem explicação. (Originalmente, some things are better left unexplained, retirada de Arquivo X, meu seriado preferido de todos os tempos. Já perceberam como adoro citações de filmes/livros/séries?)

Bom, hora de ir. Preciso almoçar e me lançar novamente a esse cinza que somos obrigados a chamar de dia. O pior é que eu gosto de dias cinzas. Gosto de coisas esquisitas, que poucas pessoas gostam, como Arquivo X e dias acinzentados. Gosto de gostar das coisas que eu gosto, gosto de gostar de mim. E dá-lhe martelar o prego. *

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é. Esses nossos momentos de fraqueza. Espero achar a minha quantidade de força também. á difícil. hehe. Vou criar essas metinhas, mas juro que achei que tu tava debochando de mim "meta sair de casa (70)". Achei que eu fosse sair de casa aos 70 xD

Gabi disse...

Oi querida!
Obrigada pelo carinho!
E é isso aí, temos que aprender com nossos deslizes, erguer a cabeça e ir pra luta! Nós somos poderosas, podemos qualquer coisa!
Bjs

Anônimo disse...

É incrível mesmo como a gente aprende com a compulsão, aliás, até pouco tempo eu não tinha sequer lidado com ela, bem no começo do emagrecimento. É triste, mas eu acho que no fim a gente acaba amadurecendo um pouco essa coisa toda do emagrecimento, entre outras coisas.

A psicologa me disse que o primeiro passo para o sucesso é justamente esse, reconhecer!

Quanto ao "ser" eu não sei bem o que rola, mas enfim, coração quente, ainda que seja só o nosso, é sempre bom, faz a gente acreditar mesmo desacreditando as vezes. beijo

Eu mesma disse...

olha, eu tenho absoluta certeza do que vc disse... que quando nos sentimos felizes, as coisas fluem melhor, conseguimos controlar nossas "neuras"...
olha, uma coisa que tenho tentado fazer sempre que percebo que to pra baixo, é resgatar coisas que gostava "antes de virar ogra"... sempre fui vaidosa e cultivar essa vaidade sempre me faz sentir melhor... no começo parece meio esforço sabe? é um saco ter que arrumar cabelo, unha, se arrumar, sapato e bla bla bla quando naum se está afim, mas encare como um "dever de casa" saiba que o que vc determinar que deva ser feito (que naum é necessáriamente o culto a vaidade, isso é apenas a minha tática, vc deve inventar a sua.. :P) será p seu bem!!! no começo vc naum vai gostar mas depois vai se deliciar!!! olha gosto de fazer uma coisa que as gordinhas em dieta nunca fazem que é COMPRAR ROUPAS!!! agente acha que vai comprar, elas vão ficar largas e vamos perder a grana certo? mas pensa aí... se vc naum se sente bem com vc, como vai emagrecer? e outra... ce acha que vai achar ruim doar umas roupinhas pq elas estão caindo? rsrsrs acho que não!!!!!

boa sorte, amiguinha e não desista NUUUUUUUUUUUUUUNCA!!!!!

Unknown disse...

Gatinha, clima de romance no ar, ehehehe... Isso é ótimo, pq dá um UP na RA, vontade de ficar bonitona pra ele! Investe benhe, aposta que mal não vai fazer, rs...

Quanto às amostras grátis, falei sobre isso no post de hoje, espia lah!!!!


Bjoooo

FUIZ...

Fanta Diet disse...

É sempre bom um elogio desse né... ainda mais no meio do dia...rs
Bjs diet!

Fanta Diet disse...

Exatamente... parece q as pessoas fazem complô junto com a comida pra gente...rs
mas somos mais fortes, com certeza!
Bjsssss!