segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Não queria escrever esse post.

Hoje, segunda-feira, completariam-se três semanas que eu mantia o meu programa de controle do meu transtorno do comer compulsivo. Tenho até vergonha de dizer isso, mas não se completaram três semanas de controle absoluto, pois eu perdi o controle.

Tudo começou ontem, domingo. Como eu já disse, fins de semana são difíceis, e ontem foi um daqueles almoços de domingo difíceis de se resistir. A comida era lasanha de presunto e queijo com molho de tomate. Eu já sabia desde sexta-feira que esse seria o almoço de domingo, mas estava decidida a me controlar e a comer só um pedaço. Acho que o que pesou nem foi tanto a comida, mas a família reunida em volta da mesa. Senti que, se não comesse a mesma quantidade que as outras pessoas, não estaria participando, não estaria compartilhando aquele momento de união. Bobagem, claro, mas naquela hora pesou. Em vez de um pedaço, comi três.

Almoço de domingo terminado, decidi que me controlaria pelo resto do dia. Ou seja: a próxima e última refeição do dia seria a janta, somente salada de alface com tomate, temperada com vinagre e sal. E assim eu fiz, e deitei a cabeça no travesseiro bem tranqüila à noite, achando que o pequeno descontrole do almoço de domingo estava bem resolvido.

Mas não estava, porque, sem nenhum outro motivo aparente, acordei hoje, na segunda, com uma vontade incontrolável de desistir de tudo. Essa doença é incrível. Aparecem uns pensamentos na sua cabeça que você acredita que são mesmo reais. Hoje eu tinha a sensação clara de que me controlar e emagrecer não eram coisas importantes pra mim; que o que eu estava fazendo era um sacrifício maior do que eu era capaz; que a melhor solução para todos os meus problemas era comer tudo o que eu tinha vontade; que a doença não era um problema tão sério, que eu não precisava combatê-la pois ela não me prejudicava tanto assim.

Todos esses pensamentos são falsos! Eu penso exatamente o contrário disso, como eu pude ser vencida por uma doença que está dentro de mim, que me faz acreditar no contrário do que eu realmente acredito? É por isso que essa doença é perigosa; o controle perde-se por completo, não só sobre a comida, mas até sobre os seus pensamentos, suas crenças, suas resoluções. Se eu abrisse o meu blog naquele momento, eu era capaz de não acreditar nas minhas próprias palavras. E era eu mesma, consciente como estou agora. Que maluquice é essa? Como posso controlá-la??

O resultado foi um descontrole total. Abrir a geladeira e provar um pouco (ou um muito) de tudo o que há. Abrir os armários, procurando. Voltar para o quarto, não conseguir sentar cinco minutos e ir procurar mais. E muita culpa, muita vergonha, não querer que ninguém veja que estou comendo de novo. E minha mãe não percebe. Já tentei dizer a ela que isso é um problema, que tenho um problema. Ela não levou a sério. Até hoje não leva. Agora há pouco eu disse a ela que minha barriga estava doendo muito, porque eu tinha comido demais. Sem nenhum comentário, ela virou pro outro lado e continuou vendo televisão.
.
.
Agora me sinto lúcida, no controle de novo. Tenho vontade de acordar amanhã de volta ao normal, com meu programa de controle, deixar o deslize pra trás e seguir em frente. Há uma ou duas horas eu me sentia sem perspectiva, sem futuro. O futuro era a próxima coisa que eu ia atacar na cozinha. Amanhã eu quero me levantar, e quando eu conseguir, eu vou comentar nos blogs das pessoas que estiveram aqui e me deixaram comentários tão gentis. Vou seguir com a minha vida e com a minha luta contra esse transtorno. Vou começar a repensar a possibilidade de procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica, talvez algum remédio que ajude a inibir esses rompantes de insanidade.

Eu não vinha escrever esse post, estava com muita vergonha. Mas resolvi que o depoimento era importante, para quem estiver passando por algo parecido ou para mim mesma; quem sabe numa próxima vez que tudo o que eu realmente penso me parecer falso, eu possa ler isso aqui e acreditar na verdade, e controlar o descontrole. *


Edit: Leônidas, você não deixou seu link pra eu poder entrar no seu blog! Eu adoriaria entrar lá e adicionar nos meus links, porque eu acredito que quanto mais amigos agregados, melhor, tanto pra mim quanto pra eles!

14 comentários:

Unknown disse...

Oi amiga, precisando, estarei por aqui.
Obrigada pelo carinho e fico feliz emter te ajudado de alguma forma.
beijos carinhosos

Liz disse...

Oi menina!!
Entendo perfeiamento o que você está falando, mas como você mesma disse você precisa ser mais forte!!
Nunca esqueça que a sua saúde e você merecem todo o esforço que você possa vir a fazer!! Você deve ser o ser humano mais importante do mundo pra você mesma.
Força! Você pode!! Não desista de si mesma!! Não vale a pena!!!

Gostei muito do seu blog viu?

Bola pra frente!!

Excelente semana light e sem jacas!!

Ahh nada do pensamento, ahhh já jaquei mesmo, semana que vem eu recomeço. Um dia não pode estragar sua semana inteira de esforço!!

Beijos, Liz

Gabi disse...

Oi querida!
Vc não deve ter vergonha nunca de comentar as dificuldades... estamos aqui pra nos ajudar, nos fortalecer. E com certeza seu depoimento vai ser muito importante pras quem passa por isso! Eu sei muito bem do que vc está falando, já sofrí muito! Masé como falou, temos que ser mais fortes. E nós somos!
Bjs

Anônimo disse...

Ler esse post me fez me sentir pior pelo futuro próximo. o.O

eu vou te bater! =P

Te amo, frô. Tenho muito orgulho de ti!

Unknown disse...

Lindona, não deixa a peteca cair!

Essa doença, a compulsão é algo que se vence aos poucos. Não é algo que, da noite para o dia você simplesmente deixa de ter. Não se cobre tanto. O que tinha de ser feito, ja foi feito. Não chore pelo leite derramado. Tenha cuidado, mas viva daqui para a frente, o hoje.


Bjão linda!


FUIZ...

Fanta Diet disse...

Sei exatamente o que é isso... Hj comi tanta besteira... tb fiquei pensando como rira colocar isso aqui noblog, mas estamos aqui pra isso, para nos ajudar... e RECOMEÇAR todo mundo pode...a qualquer dia, a qualquer hora... RECOMECE de cabeça erguida!
Bjs diet e força
Fantinha.

Anônimo disse...

Entendo como se sente, acho que muitas pessoas se identificarão com esse post. Sabe,no começo da minha reeducação a sensação que eu tinha era de estar enchugando gelo, porque eu mantinha tudo direitinho, comia bonitinho num dia e no outro colocava tudo a perder. Hoje em dia estou aprendendo, as vezes perco o controle, mas não desisto, porque quem controla as nossas vidas somos nós, por mais que as vezes a gente se deixe levar. beijos e ótima quinta! ;)

Anônimo disse...

essa compulsão... já tive isso por comprar comprar comprar !!! venci. fui longe demais. agora, até mesmo quando preciso comprar, raramente sinto vontade de comprar. roer unhas, eita compulsão. eu tava lá no sofá roendo as unhas, doiam, doem, eu sabendo o que estava fazendo e não conseguia parar. algumas vezes tenho compulsão por comer doces tb... a gente quer parar e não consegue !!! será que tem a ver com ser bipolar? - Laura

Anônimo disse...

Oi Sarah!
Gostei do seu blog, e como muitas me identifiquei com seu post.
Fiz um ano de terapia, e me ajudou bastante, se vc acha que precisa, vale a pena procurar. A mais indicada é a Terapia cognitiva comportamental. Mas saiba que a terapeuta não abre a nossa cabeça, e muda o que tem lá dentro.
Somos nós quem fazemos isso.
Um dos exercícios que eu fiz o tempo todo e que é muito utilizado em terapias, foi o de registros de pensamentos. Teria que registrar o momento da compulsão, e tentar entender o que pensava naquele momento, e tentar achar um pensamento alternativo. Fazendo isso várias vezes, a gente começa a acostumar com o pensamento alternativo, e ele acaba vindo naturalmente no momento da compulsão.
Talvez isso possa te ajudar. Estamos aqui pra isso.
Beijos!
Grace

Camila disse...

Oi sarah!
Obrigada pela visita e pelo incentivo.
Mta força de vontade para nós!
De que Estado você é?
Estava lendo o comentário da Grace, e tbm fiz esse exercício de escrever, tinha que anotar o que comia, a hora que comia, com quem eu estava, o que estava pensando antes e o que pensava depois, foi mto bom pra mim, hoje não faço, mas acabei acostumando a sempre lembrar "mas que quero comer agora", no meu caso na maioria das vezes estava ansiosa por o tempo não passar enquanto trabalhava, e parecia que comendo ia passar mais rápido... triste ilusão né?!
Pense nisso!
Bjs

Mamá disse...

Oii não desanima por deslize! Fique mais forte com eles!!!

tow torcendo por vc!!!

te add

Anônimo disse...

Essas coisas acontecem. Dá vergonha sim, mas isso não pode impedi-la de continuar, escrever o post já foi uma vitoria.Fique ciente de que muitas outras vezes acontecerão, no entanto você saira vitoriosa, pois está melhorando sua cabeça.
Gostei muito do seu blog, vai pros meus favoritos!
Boa sorte

Márcia

Unknown disse...

Olha, realmente eu sou meio espevitada, é o que dizem, ehehehe... Fazer o que,deve ser genético, muahaha...

Querida, uma linda semana pra ti!

Bjim!


FUIZ...

Luciana disse...

É importante essas matérias justamente para que possamos identificar nossos erros e corrigí-los.
Óleo reaproveitado é realmente um veneno.
Um beijo grande